SERTÃO CAROLINENSE
Somos um projeto de iniciativa privada, que nasceu em Carolina no ano de 2020, com interesse único e exclusivo de contribuir com a valorização, expansão e conscientização das riquezas culturais e das potencialidades educacionais da população carolinense.
Ultimamente, não muito raro, costumamos ouvir que as gerações atuais andam perdendo nossas culturas, costumes e história. Mas o que temos feito para que isso não aconteça? É exatamente a partir dessa pergunta que o "Sertão Carolinense" passou a existir. Embora sejamos novos em existência, possuímos grandes percursos de conscientização de que não há saída para a humanidade, sobretudo para a vida de uma sociedade interiorana, se não tivermos a educação e a cultura como peças preciosas do povo.
O projeto "Sertão Carolinense" acredita na valorização da educação e no incentivo à cultura como a melhor maneira de expressar nosso jeito de ser tão carolinense. É por acreditar que Carolina serve, ainda hoje, como desde suas origens, de berço para o afloramento de grandes nomes da história maranhense, goiana, tocantinense, piauiense, paraense e brasileira de modo geral, que buscamos reverter a realidade que, muitas vezes, põe em esquecimento, ou na invisibilidade, o reconhecimento destes conterrâneos e de nossa história.
Tantos foram os nomes, hoje homenageados pelas nossas ruas, praças, escolas, postinhos de saúde, em capas de livros, de discos, de fotografias, nos acervos do museu, nas cadeiras dos imortais das academias de artes e letras e no coração de seus familiares, que compuseram nossa história. Mas tantos também foram os músicos que não tiveram o direito de voz, os poetas que não ouvimos, os escritores que não lemos, os artistas que ignoramos e os sonhos que podamos em razão de nossas ignorâncias, desigualdades e preconceitos. O "Sertão Carolinense" busca, também, se opor aos silenciamentos e invisibilidades de pessoas que também vivem, sentem e fazem parte de nossa história. Nós acreditamos que em todos cantos de nossa cidade, em cada família, bairros e povoados, entre homens e mulheres, ricos e pobres, brancos e negros, das igrejas e dos terreiros, da cidade e da roça, indígenas e ribeirinhos, há sempre algo a aprender, ensinar, perceber e sentir. Isso é cultura. Isso é educação. E nós acreditamos na capacidade, na potencialidade e sensibilidade de cada um que nas terras das mangueiras seculares nascem, que no paraíso das águas são criados, ou mesmo que pela princesinha do Tocantins foram encantados.
Carolina tem seus encantos. Carolina é poesia em cada esquina, nas curvas de sua arquitetura, no balançar das árvores, no cantar dos pássaros, na beleza do seu povo, nas serestas de nossas ruas, nos amores em nossas praças, nas vozes de nossos artistas, na caneta dos escritores, no desejo de bem-viver de alguns políticos e em cada detalhe que, bondosamente, a mãe natureza esculpiu. Somos vida! O amor é a nossa educação e o acolhimento a nossa cultura.
Entre nossas atividades, encontrarão o desenvolvimento de projetos de incentivo à cultura, atividades educacionais que visam aperfeiçoar nossos profissionais em geral, grupos de estudos, registros históricos, atividades que deem oportunidade de nossos conterrâneos falarem, escreverem, tornarem-se escritores, poetas, compositores, valorizando nosso povo, nossa música, cultura e arte. O "Sertão Carolinense" é de Carolina, idealizado por gente de Carolina, pensado em Carolina e para Carolina, mas disponível para todo o mundo.